Skip to main content

BANCO DE DADOS

O arquivo reúne informações sistematizadas a partir de publicações on-line, analisando 1.245 publicações dos anos de 1996 a 2023. As fontes incluem jornais, revistas e rádios online, blogs e portais de notícias e variedades. O conteúdo está sistematizado em um banco de dados,  com informações dispostas em linhas e variáveis específicas em colunas. O detalhamento das variáveis e dos tipos de informações disponíveis podem ser encontrados no arquivo “Livro de códigos”.

O levantamento em mídias digitais sobre conflitos de natureza étnico-racial religiosa possibilitou mapear onde eles acontecem e em que circunstâncias, criando um cenário nacional das violações que afetam os povos de terreiro.

A análise dos  dados permitiu observar como as publicações retratam as violações contra os povos de terreiro, abrangendo questões de gênero, conflitos em ambientes escolares e espaços públicos.

 Com o compromisso de manter uma análise abrangente, este arquivo será atualizado periodicamente, incorporando dados dos anos subsequentes e cobrindo todo o território nacional. A iniciativa busca oferecer uma fonte confiável para consulta sobre o tema.

Acesse o Banco de Dados do Ginga-UFF:

Quer conhecer o levantamento pioneiro realizado pelo Ginga-UFF? Nosso banco de dados reúne mais de 1.200 publicações digitais (1996-2023), oferecendo um panorama sobre conflitos étnico-raciais-religiosos no Brasil.

O arquivo apresenta informações extraídas de diversos veículos de comunicação, destacando padrões e lacunas na cobertura midiática. Além disso, inclui o “Livro de Códigos”, que explica as variáveis analisadas, facilitando a compreensão e uso dos dados.

Para acessar o arquivo, basta preencher o formulário. Ao solicitar o material, você se compromete a citar o Ginga-UFF como fonte em qualquer uso ou reprodução dos dados.

Banco de Dados